Cartas Celestes
Manual de Utilização

página precedenteíndicepágina seguinte

Calendário


É possível escolher a data de início, a data do fim e o número de dias entre cada cálculo. Assim como a hora para a qual as posições são calculadas.
Por definição o cálculo faz-se a partir da data corrente, para cinco dias, às 0H TU.
Atenção ao tempo que demora o cálculo se a extensão temporal for elevada.


Crepúsculo :


Esta caixa indica as horas dos crepúsculos matinais e nocturnos para as datas determinadas por si.
A hora do crepúsculo náutico corresponde ao momento em que o Sol está 12 graus abaixo do horizonte. As estrelas mais brilhantes estão visíveis.
A hora do crepúsculo astronómico corresponde ao momento em que o Sol está 18 graus abaixo do horizonte. O céu está escuro e todas as estrelas visíveis.


Planetas :


Indica a posição, a magnitude, o diâmetro aparente, a fracção iluminada assim como as horas de nascimento, culminação e ocaso dos planetas, da Lua e do Sol, para cada data escolhida.


Cometas :


Indica a posição, a magnitude, a elongação, a fase, assim como as horas de nascimento, culminação e ocaso para o cometa escolhido. 
Depois de seleccionar o cometa, clique em OK para ver os resultados.


A altura sobre o horizonte e o azimute no momento dos crepúsculos são igualmente indicados a fim de facilitar a observação dos cometas próximos do Sol. Isto permite saber se o cometa é mais facilmente observável de madrugada ou após o pôr-do-sol.
Se necessário, use a barra de deslocação horizontal para ter acesso a esta informação.




Eclipses Solares


Todas as informações desta página são forneceidas por Fre Espenak, NASA/GSFC. Pode visitar o seu site na internet clincado no botão largo ao cimo da caixa.

Mostra a lista dos eclipses do Sol para o século corrente. São indicados: a data e a hora do máximo eclipse, o tipo de eclipse, o número do saros, o valor gama, a magnitude o eclipse, o local do máximo eclipse, a altura do Sol sob o horizonte desse local, a extensão da sombra em quilómetros, a duração da fase total ou anular, a disponibilidade da carta detalhada. Ver a explicação detalhada destes valores.
Os dados dos eclipses de 1800 a 2100 e algumas cartas detalhadas são fornecidas com o pacote base do programa, outros estão disponíveis para descarga em separado.

Um clique do rato sobre uma das linhas mostra o eclipse como será visível do local de observação correntemente definido no modo animação.

Um clique na colina Latitude ou Longitude do local do máximo eclipse mostra esse local no mapa do mundo. Pode simular a visualização do eclipse a partir desse ponto chegando essa janela ou clicar noutro local. O seu local de observação será restaurado ao sair do modo animação.
Um clique na célula "Map" mostra a carta detalhada do eclipse se esta estiver disponível.



Eclipses da Lua


Todas as informações desta página são fornecidas por Fred Espenak, NASA/GSFC. Pode visitar o seu site na internet clicando no botão largo no alto da caixa.

Representa a lista dos eclipses da Lua para o século presente. São indicados: a data e a hora do máximo eclipse, o tipo de eclipse, o número do saros, o valor gama, a magnitude das fases de penumbra e de sombra, a duração das fases parciais e totais. Veja a explicação detalhada destes valores.
Os dados dos eclipses de 1800 a 2100 são fornecidos com o pacote de instalação base do programa, outros estão disponíveis para descarga em separado.

Um clique do rato sobre uma das linhas mostra o eclipse como é visível do local de observação corremtemente definido pelo programa no modo e animação



Satélites Artificiais


O cálculo dos satélites artificiais utiliza os programas QuickSat de Mike McCants e Iridflar de Robert Matson. Tire algum tempo para ler a documentação destes programas que se encontra na pasta cat\satellites.
Actualize regularmente (pelo menos uma vez por semana) os ficheiros de elementos orbitais TLE, pode fazê-lo automaticamente clicando no botão "Actualizar TLE". Os ficheiros devem estar localizados na pasta cat\satellites. Os ficheiros que vêm originalmente com o programa servem apenas para demonstração.

Começe por selecionar o período para o qual quer efectuar a previsão, as magnitudes limite para representação na lista e ou desenho na carta, os ficheiros TLE a utilizar (pode seleccionar mais do que um simultaneamente usando as teclas Ctrl ou Shift). Utilizar as duas casas à direita para indicar se que quer listar apenas os satélites que passam sobre a carta corrente (útil para prever a passagem de um satélite sobre uma fotografia) e se deseja incluir os flares Iridium na lista.

O ficheiro com os elementso orbitais para cálculos dos flares Iridium deve chamar-se iridium.tle e se desejar ver representada na carta a trajectória do satélite antes e depois do clarão é necessário seleccionar o ficheiro na lista e escolher uma magnitude para a carta de 8 pelo menos.

Depois de ter clicado OK os seguintes valores são mostrados: a data e a hora da máxima elevação do satélite, o nome do satélite, a magnitude máxima, o azimute e a altura do máximo brilho, a distância em quilómetros, a ascensão recta e a declinação, o erro estimado de previsão em minutos para os satélites ou a distância e direcção do máximo clarão (flare) para os Iridium, a direcço do movimento do satélite.

Um clique do rato sobre uma das linhas mostra a carta de passagem do satélite correspondente assim como de qualquer outro passando num intervalo de tempo de +/- 6 minutos desde que mais brilhante do que o limite escolhido.


página precedenteíndicepágina seguinte